sexta-feira, 7 de abril de 2023

Fóssil de formiga gigante no Canadá

Titanomyrma giganteum pertencem à maior espécie de formiga que já viveu na Terra


Um fóssil de formiga gigante pré-histórica do gênero Titanomyrma foi encontrado na cidade de Princeton, British Columbia, no Canadá. É o primeiro sinal de vida da espécie encontrado no país. Estima-se que as formigas Titanomyrma, originadas no continente europeu, habitaram a terra há cerca de 50 milhões de anos. A descoberta do fóssil numa região tão fria quanto o Canadá levanta muitas questões para a ciência.


As formigas Titanomyrma giganteum pertencem à maior espécie de formiga que já viveu na Terra. As operárias tinham entre 1 e 3 centímetros de comprimento, enquanto as rainhas alcançavam até 5,5 cm de comprimento e 13 cm de envergadura.


Outro achado

O fóssil encontrado estava bem mais ao norte do que os cientistas esperavam encontrar. Em 2011, um fóssil de Titanomyrma foi encontrado no estado de Wyoming, nos EUA. Ali era o mais alto que a ciência esperava encontrar esses registros, já que quanto mais ao Norte mais frio seria para a vida dessa espécie.


Na época, pesquisadores levantaram a hipótese de que a terra poderia sofrer intervalos de aquecimento chamados de hipertermais e que, portanto, o mar ártico poderia ser aquecido durante um período de tempo, favorecendo a viagem dessas formigas entre os continentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia Também