Um crânio adulto, provavelmente de um homem, foi encontrado. Os arqueólogos estimam que ele tenha de 8,2 mil a 8,4 mil anos.
Arqueólogos desenterraram milhares de fragmentos de ossos humanos, de conchas e de pedras. Este é o resultado de seis semanas de escavações feitas por uma equipe multidisciplinar composta por arqueólogos, bioantropólogos, geólogos, geógrafos, historiadores e artistas plásticos no distrito de Mocambeiro, em Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os profissionais estavam à procura de sepultamentos que ocorreram, de acordo com eles, há mais de 8,2 mil anos em um sítio arqueológico chamado Lapa do Santo.
A próxima etapa termina neste domingo (5). De acordo com o arqueólogo e coordenador da iniciativa, André Strauss, de 28 anos, quatro sepultamentos humanos, ferramentas, chifres de animais e centenas de lascas de pedras de quartzo foram localizados nos seis metros cúbicos de escavações. A expedição começou com 35 integrantes e terminou com 19. Leia na integra pelo G1 da Globo.
Veja todas as fotos dos Arqueólogos
Show de bola...estou começando a gostar de arqueologia...rsrsr.
ResponderExcluirAbraços,
É difícil saber o que é essa sensação que existe quando estudamos arqueologia e paleontologia, para muitos, é apenas um monte de osso e pedra, para os amantes do estudo é uma nova maneira de enxergar nossa história e nosso mundo. Obrigado por comentar no Blog Victor
ResponderExcluir