Prestosuchus chiniquensis, fóssil mais completo do mundo
Divulgado dia 14 de maio de 2010, um dos achados mais perfeitos da história da paleontologia, pesquisadores brasileiros descobriram o fóssil mais completo do mundo de um predador temível que vagava pela Terra antes dos dinossauros. A criatura de 6,7 metros de comprimento, chamado de Prestosuchus chiniquensis, viveu há cerca de 238 milhões anos atrás. Pesando aproximadamente 408 kg, ele pertencia a uma família de répteis chamados Tecodontes e tinha um crânio grande, profundo, com dentes serrilhados e uma longa cauda.
Em bom estado de preservação, o fóssil foi encontrado por uma equipe da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) na região de Dona Francisca, a 260 Km de Porto alegre. O material estava localizado numa formação de rochas sedimentares, que era um lago a milhões de anos atrás.
Segundo palavras do biólogo Lúcio Roberto da Silva, que liderou a pesquisa junto com o paleontólogo Sérgio Cabreira, “É algo que jamais poderia imaginar – a qualidade da conservação e do tamanho dos fósseis são sensacionais. Eles eram predadores surpreendentes. Esta descoberta irá permitir uma melhor compreensão da anatomia do Prestosuchus e facilitar a reconstrução mais precisa do esqueleto do animal”.
Também é a primeira vez que são encontradas as patas traseiras em bom estado de conservação, o que ajudará a descobrir como essas criaturas se moviam. Essa espécie foi descoberta pela primeira vez no Brasil pelo paleontólogo alemão Friedrich von Huene, em 1983.
Texto tirado do blog.censanet,
Nenhum comentário:
Postar um comentário