Fóssil deve pertencer a um dinossauro Saurópode
Um esqueleto fóssil de um dinossauro Saurópode, que pode ser o maior já descoberto na Europa, foi descoberto por Paleontólogos na jazida paleontológica de Monte Agudo, em Portugal.
A equipe de cientistas de Portugal e da Espanha estima que o dinossauro tenha cerca de 25 metros. Os saurópodes eram herbívoros e tinham pescoços e caudas compridas.
O esqueleto estava em bom estado de preservação, o que indica que deve haver outras partes do dinossauro no local.
Os trabalhos em Monte Agudo começaram em 2017, depois que o dono do terreno encontrou ossos fossilizados durante uma obra. A região conta com rochas sedimentares com cerca de 150 milhões de anos.
As escavações ocorrem sob rochas sedimentares do período conhecido Jurássico Superior, que ocorreu há cerca de 150 a 145 milhões de anos. A intenção do proprietário do terreno era realizar obras de construção no local, entretanto, logo no início, ele notou a presença de diversos fragmentos de fósseis, o que o fez contatar os especialistas.
O esqueleto fóssil em si só foi descoberto durante uma campanha de escavação, ocorrida entre 1 e 10 de agosto de 2022. A descoberta do réptil gigante foi divulgada pela Universidade de Lisboa, e foi feito pelo Grupo de Biologia Evolutiva da UNED-Madrid e da Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid.
Nenhum comentário:
Postar um comentário