Gênero foi revelado em 1879 e depois constatou-se que era um Apatossauro
Cientistas revelaram nesta terça-feira (7) uma extensa análise de fósseis de Brontossauro, descobertos pela primeira vez nos anos 1870, e de dinossauros com relação próxima. A conclusão foi de que o herbívoro com imenso pescoço não era um Apatossauro, merecendo, assim, recuperar sua denominação original.
O paleontólogo Emanuel Tschopp, da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, enumerou importantes diferenças anatômicas entre as duas espécies, sendo o Apatossauro de compleição maior e dono de um pescoço mais largo do que o Brontossauro.
"As diferenças entre o Apatossauro e o Brontossauro são numerosas o bastante para ressuscitar o Brontossauro como um gênero separado do Apatossauro", disse Tschopp.
O Brontossauro, que viveu na América do Norte cerca de 150 milhões de anos atrás, no período jurássico, tinha cerca de 22 metros de comprimento e pesava em torno de 40 toneladas.
"O Brontossauro e o T. Rex são os dois nomes de dinossauros mais populares de todos os tempos", disse o paleontólogo Octávio Mateus. "Mesmo 112 anos após os paleontólogos o considerarem inválido, o nome Brontossauro ainda ecoa na cultura popular. É, de fato, um nome de dinossauro muito legal."
Nenhum comentário:
Postar um comentário