quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Espécie de aranha de 310 milhões de anos é encontrada na Alemanha

Arthrolycosa wolterbeeki


Por tratar-se de um fóssil de aranha de uma nova espécie, Jason Dunlop batizou o aracnídeo de Arthrolycosa wolterbeeki, em homenagem ao pesquisador que a encontrou (Tim Wolterbeek). O espécime vem dos estratos carboníferos tardios (moscovianos) de Piesberg. Segundo o especialista, aranhas carboníferas em geral são bastante raras.

De aproximadamente 310 milhões de anos, especialistas descobriram recentemente, depois de alguns anos de pesquisa, que o fóssil de aranha encontrado nos arredores da cidade de Osnabrück, na Alemanha, é o registro mais antigo desse tipo de aracnídeo no país. O animal em questão é de uma espécie que ainda não havia sido estudada.



Publicado por Dunlop na PalZ (Paläontologische Zeitschrift – revista de paleontologia da Alemanha) em 16 de julho, o fóssil da Era Paleozoica pertence à ordem Araneae, sendo a primeira aranha paleozóica nomeada da Alemanha e, ao mesmo tempo, o registro formal mais antigo de Araneae para esse país.

“Característico do gênero, o novo fóssil revela um opistossoma dorsal tuberculado posteriormente, e pernas relativamente alongadas e cerdas, nas quais a primeira perna é mais longa que a segunda e a terceira. As fiandeiras também são preservadas, confirmando seu status como uma aranha genuína, em vez de fazer parte de uma linhagem extinta de aracnídeos semelhantes a aranhas”, afirma o cientista no texto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia Também