sábado, 10 de junho de 2017

ESTAURICOSSAURO (Staurikosaurus pricei)

O dinossauro brasileiro Cruzeiro do Sul
Imagem Paleoartista Rodolfo Nogueira

O Estauricossauro (Staurikosaurus pricei) é um gênero de dinossauro Herrerasauridae carnívoro e semi-bípede que viveu durante o período Triássico, no Brasil. Descobertas indicam que se trata de um dos primeiros dinossauros existentes no Planeta.

O gênero Estauricossauro significa Cruzeiro do Sul (constelação somente visível no hemisfério sul) e "sauros" (da palavra grega "saurus" que significa lagarto), assim Lagarto do Cruzeiro do Sul. O nome da espécie (pricei) é em nome do paleontólogo Lewellyn Ivor Price.

Foi descoberto em 1936, por Llewellyn Ivor Price, no Sítio Paleontológico Jazigo Cinco, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Seu nome é uma referência à constelação Cruzeiro do Sul, visível somente no hemisfério meridional. A espécie foi descrita e nomeada em 1970, quando era incomum encontrar dinossauros nesta parte do planeta.

Estauricossauro era um pequeno terópode que viveu no final do Período Triássico, há 225 milhões de anos - especificamente no Carniano. É um dos primeiros dinossauros que é conhecido. Com apenas 2,25 metros , 80 centímetros de altura, e pesando apenas 30 kg, o Estauricossauro era pequeno em comparação com terópodes que viriam mais tarde como o megalossauro. Pesquisas mais recentes parecem confirmar que Estauricossauro e o Herrerasaurus estão relacionados e são definitivamente terópodes. Evoluíram da linha saurópode.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia Também